dezembro 18, 2021

Apresentação

  Sou licenciado em física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com mestrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPe) e doutorado pelo Instituto de Física Teórica, com estágios de pós-doc no Instituto de Astonomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IF-UFRGS). 

    Docente desde 1997,  na  Universidade Federal do Rio Grande (FURG),  inicialmente na cidade de Rio Grande, no extremo sul do Brasil, mas atualmente estou  no campus de Santo Antônio da Patrulha, RS que é uma cidade localizada a cerca de 80 km de Porto Alegre.  Ministro as disciplinas de física básica para alguns dos cursos existentes no campus e disciplinas específicas de física para o curso de licenciatura em ciências exatas, e atuo também no mestrado profissional em ensino de ciências exatas como professor colaborador. 

    Em 2009, mudei de campus, saindo de Rio Grande para a Santo Antônio da Patrulha.  Neste novo campus, dediquei minhas atividades  com as escolas do ensino básico da região de Santo Antônio da Patrulha, conhecendo pessoas e experiências maravilhosas nas escolas da região. Tive o prazer de ter coordenador por nove anos,  de uma feira de ciências de âmbito municipal (as atividades contaram com apoio de orgãos como CNPq , CAPES e Fapergs, para a realização de diversas atividades nas escolas da região).  

     Este blog tem a proposta de trazer assuntos relacionados com a física, em especial para estudantes e interessados em física e reflete de uma certa forma, muitas discussões e conversas que tive com alunos e colegas professores ao longo destes anos.  A escolha de assuntos reflete escolhas pessoais, não sendo necessariamente assuntos que estejam sendo os mais discutidos no momento. 

    Em 2020 e 2021, tive o prazer de contribuir com o grupo Analise Covid-19, produzindo alguns textos de divulgação, e de uma certa forma, este blog é uma consequência desta contribuição: manter a necessidade de fazer divulgação científica em nosso pais. 

     O nome do blog, faz referência a uma outra paixão (entre muitas ) da minha vida. No momento da escolha  de curso superior, fazia parte das possíveis escolhas além da física o curso de  cinema.  Sete e meio, remete a um filme de Frederico Fellini ( 8 1/2) e Akira Kurosawa (Sete Samurais) , e sendo também uma referência muito pessoal (data de meu aniversário).


Sem comentários:

Enviar um comentário